sábado, 29 de dezembro de 2012

E.E. São José oficializa parceria com o Projeto Observatório da Educação 2010

Prof. Fabiano Amorim Costa, diretor da E.E. São José e Danilo Vizibeli,
 durante a assinatura da carta de anuência

O diretor da Escola Estadual São José, professor Fabiano Amorim Costa, assinou a carta de anuência para participação no Projeto Observatório da Educação 2010, desenvolvido pelo Mestrado em Linguística da Universidade de Franca – UNIFRAN, na presença do mestrando, o jornalista e professor, Danilo Vizibeli.

O Projeto Observatório da Educação 2010 é intitulado “Linguagens, códigos e suas tecnologias: práticas de ensino de leitura e de escrita na educação básica – ensino fundamental e médio” e é chancelado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pelo programa Observatório da Educação (OBEDUC), todos eles correlacionados ao Ministério da Educação (MEC).

O projeto tem a coordenação geral da Professora Doutora Maria Regina Momesso e tem a participação de 10 escolas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Na E.E. São José o mestrando Danilo Vizibeli, juntamente com os professores do Curso de Mestrado em Linguística que integram a área do Texto e do Discurso, compõem a equipe de trabalho que desenvolverá o projeto de pesquisa.

Trata-se de um trabalho voltado à capacitação de professores e outros profissionais ligados à Educação, que envolve a análise dos processos de ensino e aprendizagem de leitura e escrita da língua portuguesa visando, sobretudo, aspectos relacionados à construção da identidade do sujeito e sua inserção social. Além disso, tem como objetivo produzir material didático pedagógico e oferecer cursos de capacitação a professores, a fim de contribuir para melhoria dos resultados das avaliações sistêmicas, como IDEB, SIMAVE, ENEM, PROALFA.

Num primeiro momento já está em circulação o Blog Fala José que surgiu a partir de um projeto anterior denominado Jornalismo na Escola, o qual passou a fazer parte do Observatório da Educação. “O Blog Fala José é um meio de comunicação que traz para seus leitores uma forma prática e interessante de conhecimentos e é alimentado com produções textuais dos alunos da Escola São José. Com a participação no Projeto Obsevatório da Educação, os professores terão maiores subsídios para fomentar as práticas de leitura e escrita e divulgá-las no blog”, destacou o mestrando Danilo Vizibeli

O diretor, Fabiano Amorim Costa, ficou feliz com o convite para a escola participar do projeto e disse que tem certeza de que a ação trará bons frutos para a comunidade escolar. “É uma parceria interessante e acredito que trará resultado não só para os alunos, mas para toda a comunidade onde está inserida a escola. Acreditamos na contribuição do projeto e queremos apoiar para que possamos construir uma realidade melhor”, disse o diretor.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vampiros na literatura mundial e brasileira

A imaginação da garotada do Blog Fala José está a todo vapor. Depois de trazer assuntos que permeiam o dia a dia dos adolescentes colocando-os em reflexão na busca de desvendar mitos e lendas, como o texto sobre os Vampiros e os Seres de outros planetas, nossos escritores buscaram observar como surgiu a temática dos Vampiros na Literatura. Confiram!
 
O primeiro livro de vampiros , “Der Vampiro”, foi publico em 1748, pelo autor Heinrich August Ossenfelder. Trata-se de um poema, onde uma jovem  recusa um pretendente por  conselho de sua mãe. O rejeitado vivia em uma região assolada por vampiros. Frustrado pelo acontecimento, ele passou a manifestar  impulsos vingativos, como o desejo de invadir o leito da garota e como um vampiro, sugar o sabor da sua vida.

Em 1819 o inglês John William Polidori publicou a obra The Vampyre, que conta a história do jovem inexperiente Aubrey que acredita que os sonhos dos poetas são as realidades da vida, mas que depois percebe que a vida social é bem diferente do que se lê em romances. Após isso, Aubrey  conhece o misterioso Ruthven e decide aproximar-se dele com a intenção de estudar a sua estranha personalidade. Algum tempo depois em uma viagem dos dois, Aubrey nota alguns sinais estranhos no comportamento do companheiro.

Porém o grande sucesso veio em 1897 com o livro “Drácula” de Bram Stoker e atualmente as obras mais famosas sobre este tema são a Saga Crepúsculo de Stephenie Meyer, Diário de um Vampiro de Lisa Jane Smith, House of Night de Phyllis Cast e Kristin Cast.

Embora não sejam muito divulgados, na literatura brasileira existem vários livros sobre vampiros como, como por exemplo, Os Noturnos de Flávia Muniz, Destino Transilvânia de Regina Drummond, Os Sete de André Vianco, Adorável Noite de Adriano Siqueira, dentre outros.

Texto escrito pelos alunos da equipe do Blog Fala José em conjunto.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pistas do enigma da gincana

A Equipe do Blog Fala José dá algumas pistas para quem quer desvendar o enigma da Gincana da Escola Estadual São José. Aqui vão elas. Fiquem atentos!







terça-feira, 10 de julho de 2012

A Verdade por trás dos Vampiros


Será que existe a possibilidade de vampiros existirem? Sim, mas não como os conhecemos em filmes como, por exemplo, na saga Crepúsculo ou na série de televisão Diários de um Vampiro.

Os vampiros reais são apenas pessoas que sofrem de uma doença chamada porfiria. A porfiria é uma doença hereditária que causa problemas na pele e complicações neurológicas e muitas vítimas desta doença fantasiam sede por sangue. Os pacientes tendem a ter um canino mais acentuado e uma urina mais escurecida pela perda de substâncias sanguíneas.

Há muito tempo, muitas famílias nobres que foram vítimas da doença acabavam tomando sangue de animais para compensar a perda de sangue. Hoje existem outros tratamentos para normalizar as enzimas sanguíneas. Outra característica dessa doença é as pessoas possuírem uma pele mais pálida e extrema sensibilidade à luz do sol podendo levar a cicatrizes e desfiguração. A anemia, a pele clara e a sensibilidade à luz são características do mito dos vampiros, enquanto que a desfiguração em casos mais avançados acompanhados de distúrbios mentais e aumento da pilificação (crescimento de pelos) poderia ter levado ao surgimento do mito dos lobisomens.

A doença pode ser desencadeada por uso de drogas como álcool, sulfa, contraceptivo oral, sedativos etc.

O jejum também pode levar a esta doença pela queda na glicemia. Esta doença ficou conhecida por muitos como “a doença rara dos vampiros”.

O famoso casal da saga "Crepúsculo", o vampirto Edward e Bela
O famoso casal da saga "Crepúsculo", o vampirto Edward e a namorada Bela



Porém onde realmente surgiu o mito dos vampiros?


No ano de 1431 nasceu na Romênia Vlad III, conde da Valáquia. Ele se tornou famoso pelo seu sadismo e sua ferocidade. Fora da Romênia Vlad ficou conhecido por suas atrocidades. Muitos sustentam que foram essas atrocidades que levaram Bram Stoker a criar o personagem Conde Drácula.

Vlad III tinha o hábito de empalar seus inimigos, enfiando-lhes uma estaca de madeira em seu abdômen ou enfiando-lhes uma estaca pelo ânus até sair pela boca. Por este motivo ficou conhecido como Vlad Tepes, o Empalador.

O pai de Vlad III era Vlad II, Cavaleiro da Ordem do dragão que ficou conhecido como Vlad Dracul. Por este motivo Vlad III passou a ser chamado de draculea, ou seja, “Filho do Dragão”.

Em 1447 Vlad II foi assassinado e em 1456 Vlad Tepes retornou à região e retomou o controle das terras, assumindo novamente o trono de Valáquia. Esse retorno tardio de Vlad III teria confundido os moradores da região, que pensaram ser Vlad II retornando anos depois de sua morte. Isso teria ajudado a criar a lenda de sua imortalidade. Vlad III ficou conhecido mundialmente como Drácula e assim surgiu a lenda do primeiro vampiro, não por se alimentar de sangue, mas sim por sua crueldade.

Segundo pesquisas, comprovou-se que houve situações em que Tepes mandava empalar famílias inteiras e usava seus principais métodos de tortura contra os soldados de seus inimigos.

Em outra situação Tepes ordenou que fossem empalados 200 estudantes que foram à Valáquia apenas para aprimorar o idioma. Essas são provas de como a crueldade acabou fazendo dele o símbolo dos vampiros.

A Transilvânia é o nome atual do território romeno onde viveu Vlad III, consequentemente, a região é a "Meca dos vampiros". Até hoje existe no local o castelo de Vlad III, conhecido como “Castelo do conde Drácula”,  o qual se tornou um grande ponto turístico do local.


Texto elaborado por KEVEN EVANGELISTA – 3º EM1

sábado, 30 de junho de 2012

Blog Fala José está fazendo sucesso e já conquista novo integrante

O Blog Fala José está fazendo o maior sucesso! Com mais de 350 acessos em menos de um mês de existência, o formato dessa cibermídia está chamando a atenção de toda a equipe da Escola Estadual São José. 

Com reuniões quinzenais, sempre às quarta-feiras, a equipe de alunos colaboradores do blog já começou a ganhar novos adeptos. Na última reunião realizada no dia 20 de junho, o estudante Gabriel Oliveira, do 2º M3 foi o mais novo integrante a aderir à equipe de produção do blog. Agora temos 5 integrantes coordenados pela professora Gilza Mendes e pelo jornalista Danilo Vizibeli. Gabriel irá trabalhar com a parte de formatação, layout e programação do blog já que está por dentro da área e tem grande habilidade.

Ele também está participando dos debates durante as reuniões para a consolidação das pautas que irão compor a 4ª edição impressa do jornal Fala José. Matéria importantes sobre Mídia e Consumo e outra sobre o Cinema 3D. Nossos repórteres estão a campo fazendo pesquisas e entrevistas e a Escola Estadual São José pode se orgulhar pois é a primeira de Passos a ter uma espaço comunicativo aberto e participativo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FBI teria comprovado a existência de seres fora da terra?

Será que existem alienígenas? A reportagem do Blog Fala José fez uma pesquisa e descobriu alguns casos que relatam que "sim", que provavelmente existam seres além do nosso Planeta Terra. Nós vamos mostrar alguns desses casos e no final você estará certo de que não estamos sozinhos no universo: ou não? Você já ouvir falar no Caso Roswell? Pois bem, esse caso aconteceu em julho de 1947 quando o fazendeiro William “Mac” Brazel deu uma entrevista para o jornal Roswell Daily Record afirmando que encontrou destroços de um disco voador nos arredores de sua fazenda no Novo México.

A notícia saiu no dia 8 de julho em primeira página. No dia seguinte o Major Marcel junto do 509º grupo de bombardeios recolheu todos os destroços do suposto “Disco Voador” e depois forçou o jornal a dizer que os destroços na verdade eram de um balão meteorológico
 
Na ocasião foi retirada a seguinte foto:

Se observarmos a área circulada vamos ver uma carta na mão do general Ramey. Em 2008 o cientista David Rudiak conseguiu decifrar algumas frases da carta utilizando o mais alto nível de tecnologia. Veja algumas frases que ele decifrou:

“A força aérea confirma que um “Disco” é o mais novo achado a oeste de Cordon.” A palavra Disco está entre aspas porque era um termo novo na época.

“E as vítimas do naufrágio você as encaminha para um time no forte militar no Texas”. Esta frase é muito importante, porque agora temos a confirmação de que existiram vitimas no acidente.

“Os tripulantes do disco serão embarcados num B29-ST ou num C47”. Essas frases descartam a história sobre o balão meteorológico, alguns acreditam que a história do balão foi apenas um acobertamento sobre o que realmente aconteceu.

No fim de 2011, o FBI criou um site de domínio público onde colocou mais de 2000 documentos de acordo com a lei vigente nos EUA de acordo com a liberdade de informação.

Entre estes documentos temos alguns que tratam sobre OVNIS (Objeto Voador Não-Identificado), inclusive sobre o caso Roswell. A data do texto é de 8 de julho de 1947 e a tradução segue abaixo:


Uma situação muito séria pode se desenvolver a qualquer momento a respeito dos “discos voadores”.  Se um deles for atacado, o avião que o fizer será quase que certamente destruído. Na mente da população isto poderá criar pânico e suspeita internacional.  Os principais dados a respeito destas naves estão agora disponíveis e devem ser divulgados, independentemente de quão fantástico e impossível de compreender possam parecer para as mentes que não estejam previamente instruídas a pensar desta forma.

1. Parte destes discos possuem tripulações, outras estão sob controle remoto.

2. Sua missão é pacífica.  Os visitantes planejam se estabelecer neste plano.

3. Estes visitantes são semelhantes aos humanos, mas muito maiores em tamanho.

4. Eles não são humanos desencarnados, mas vêm de seu próprio mundo.

5. Eles não vêm de qualquer “planeta”, assim como usamos esta palavra; mas de um planeta etéreo que interpenetra com o nosso e não é perceptível para nós.

6. Os corpos dos visitantes e das naves também, automaticamente, se materializam ao entrarem na taxa vibratória de nossa matéria densa.

7. Os discos possuem uma energia radiante ou raio que irá facilmente desintegrar qualquer nave que os ataque.  Eles retornam ao etéreo quando querem e assim simplesmente desaparecem de nossa visão, sem deixarem traços.

8. A região de onde eles vêm NÃO é o “plano astral”, mas corresponde ao Lokas ou Talas.  Estudantes dos assuntos esotéricos entenderão estes termos.

9. Provavelmente eles não podem ser comunicados por intermédio de rádio, mas provavelmente por radar, se o sistema de sinal puder ser ajustado para tal.

Fornecemos a informação e o alerta e não podemos fazer mais do que isto: que os visitantes sejam tratados com bondade…

Com todos os dados e depoimentos sobre Roswell, o caso pode estar caminhando para seu encerramento se realmente houve a captura de ÓVNIS e corpos extraterrestres no novo México.

Também é importante lembrar como a tecnologia evoluiu após os anos 50. Alguns pesquisadores acreditam que a tecnologia que possuímos é tirada de estudos feitos nos destroços de Roswell a partir dos anos 50.

E a partir desse fato criou-se o estereótipo de alienígenas como seres com cerca de 1 metro de altura.

Temos também outro caso muito intrigante que aconteceu bem próximo de nós, o famoso ET de Varginha. Este caso trata-se da aparição de discos voadores e ETs em Varginha (MG). O ocorrido aconteceu em 20 de janeiro de 1996, quando duas garotas afirmaram ter visto um alienígena em um terreno baldio. Elas informaram aos bombeiros e logo pela tarde a cidade foi isolada pelo exército. Neste período houve algumas pessoas que desapareceram. Alguns pesquisadores acreditam que foi uma queima de arquivo. Os militares informaram que o ser que a garota viu era apenas um mendigo. Mas será mesmo que um mendigo moveria o exército para Varginha? O caso continua um mistério até os dias atuais, mas algumas pessoas afirmam que o exército brasileiro capturou um ET em Varginha e o estavam utilizando para estudos.
 
Temos aqui a descrição que as garotas deram sobre o suposto alienígena:
  • Cabeça grande e careca;
  • Olhos grandes, vermelhos e sem pupila;
  • Língua preta, estreita e comprida;
  • Três pequenas saliências na cabeça parecidas com chifres, um no meio e dois ao lado;
  • Pele marrom ou castanho-escura, coberta por uma oleosidade brilhante;
  • Veias salientes e vermelhas no rosto, ombros e braços;
  • Três dedos nas mãos e pés grandes com dois dedos e sem unhas;
  • Aproximadamente 1,60 m de altura;
  • Produzia um som parecido com zumbido de abelha.

E então será que realmente existem outros seres fora de nosso planeta? Deixe seu comentário, respondendo com sua opinião.

Referências Bibliografias:


 

- http://www.youtube.com/watch?v=bfC_2kI6kk8 (entrevista com o pesquisador David Rudiak);










Texto elaborado por KEVEN EVANGELISTA – 3º EM1

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Blog Fala José: novas experiências em comunicação no projeto Jornalismo na Escola

Equipe do Blog Fala José: Sentados - Profa. Gilza Mendes, Jornalista Danilo Vizibeli, Guilherme Lara;
Em pé - Débora Maia, Natália dos Reis, Keven Evangelista

Este blog é organizado por: Guilherme Lara, Natália dos Reis, Keven Evangelista e Débora Maia, alunos do ensino médio da E. E. São José – Passos/MG, sob a orientação de Danilo Vizibeli, jornalista da FESP e Gilza Mendes, professora de Língua Portuguesa.

Eles se reúnem a cada 7 dias para discutir acontecimentos ao nosso redor. O blog surgiu através do projeto Jornalismo na Escola que tem como objetivo a publicação do jornal impresso anual Fala José.
Tem como propósito entreter e educar e manter os leitores informados sobre o que acontece em nossa escola e comunidade em geral.

O blog Fala José tratará de vários assuntos além dos que já estamos acostumados, com informações e descobertas sobre o que acontece de novo no mundo com o objetivo de tornar a leitura mais agradável.

Porém, o foco será, como é feito com o jornal impresso, mostrar todo o procedimento pelo qual a equipe passa e todas as pesquisas para levar informação e conteúdo para o público.

As matérias postadas no blog serão escritas pelos alunos que estão participando atualmente.

Texto escrito por: Keven Evangelista, Débora Maia, Guilherme Lara e Natália dos Reis