quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Vampiros na literatura mundial e brasileira

A imaginação da garotada do Blog Fala José está a todo vapor. Depois de trazer assuntos que permeiam o dia a dia dos adolescentes colocando-os em reflexão na busca de desvendar mitos e lendas, como o texto sobre os Vampiros e os Seres de outros planetas, nossos escritores buscaram observar como surgiu a temática dos Vampiros na Literatura. Confiram!
 
O primeiro livro de vampiros , “Der Vampiro”, foi publico em 1748, pelo autor Heinrich August Ossenfelder. Trata-se de um poema, onde uma jovem  recusa um pretendente por  conselho de sua mãe. O rejeitado vivia em uma região assolada por vampiros. Frustrado pelo acontecimento, ele passou a manifestar  impulsos vingativos, como o desejo de invadir o leito da garota e como um vampiro, sugar o sabor da sua vida.

Em 1819 o inglês John William Polidori publicou a obra The Vampyre, que conta a história do jovem inexperiente Aubrey que acredita que os sonhos dos poetas são as realidades da vida, mas que depois percebe que a vida social é bem diferente do que se lê em romances. Após isso, Aubrey  conhece o misterioso Ruthven e decide aproximar-se dele com a intenção de estudar a sua estranha personalidade. Algum tempo depois em uma viagem dos dois, Aubrey nota alguns sinais estranhos no comportamento do companheiro.

Porém o grande sucesso veio em 1897 com o livro “Drácula” de Bram Stoker e atualmente as obras mais famosas sobre este tema são a Saga Crepúsculo de Stephenie Meyer, Diário de um Vampiro de Lisa Jane Smith, House of Night de Phyllis Cast e Kristin Cast.

Embora não sejam muito divulgados, na literatura brasileira existem vários livros sobre vampiros como, como por exemplo, Os Noturnos de Flávia Muniz, Destino Transilvânia de Regina Drummond, Os Sete de André Vianco, Adorável Noite de Adriano Siqueira, dentre outros.

Texto escrito pelos alunos da equipe do Blog Fala José em conjunto.